Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Entrevista com Bruce Alberts, AKA "O cara do The Cell"

Retrato do Dr. Bruce Alberts na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.  Joinha para a gravata!


No último mês, o Rio de Janeiro foi sede do décimo congresso internacional de Biologia Celular. E como não posso deixar passar a oportunidade de ir a um congresso internacional na mesma cidade onde eu moro, é claro que me inscrevi.

Uma das grandes atrações do congresso (que, aliás, estava recheada de grandes pesquisadores de renome da área) era o Dr. Bruce Alberts. Entre seus muitos predicados, Bruce Alberts foi presidente da Academia Nacional de Ciências dos EUA de 1993 a 2005 e hoje é um dos três enviados pessoais do presidente americano Barack Obama para divulgação da Ciência no mundo. Mas seu grande feito (que hoje praticamente o define) é a autoria do livro “Molecular Biology of the Cell”, mais conhecido como o “The Cell”. Esse livro, pra quem não conhece, deve ser o livro mais usado na área de Biologia Celular e Molecular. E praticamente qualquer pessoa que faça graduação/pós-graduação na área de Ciências Biológicas já estudou por ele. Resumindo, é quase uma Bíblia. O livro possui seis autores, e Bruce Alberts é o primeiro deles. Os outros são Alexander Johnson, Julian Lewis, Martin Raff, Keith Roberts, and Peter Walter. O prêmio Nobel James Watson (sim, aquele da dupla hélice de DNA), organizou e participou das primeiras 3 edições do livro, que hoje está em sua quinta edição.

Após a palestra dele, uma das mais lotadas do congresso, tive a idéia de pedir para ele uma entrevista, só por pedir, afinal, porque o cara do “The Cell” ia perder seu tempo com uma entrevista para uma aluna de doutorado colocar num blog? Mas não é que ele aceitou?

Bruce Alberts também recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFRJ, título que é apenas dado à personalidades de reconhecido saber ou pela atuação em benefício da Ciência, Filosofia, Artes, ou da melhor convivência entre os povos. Após a cerimônia, ele aproveitou para dar uma palestra no Centro de Ciência da Saúde (CCS), então, após a palestra, eu teria alguns minutinhos para fazer algumas perguntas. Na teoria, porque na prática...

A palestra seria dada no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), que deve ter lugar para 50 pessoas. Mas uma hora antes da palestra já havia uma multidão do lado de fora do anfiteatro! Sendo assim, a palestra foi transferida para o chamado “Quinhentão”, o maior anfiteatro do CCS. Pensei comigo, agora melhorou, todos vão ficar confortáveis!

Mas o Quinhentão lotou! Havia pessoas sentadas no chão, de pé atrás e dos lados do anfiteatro! Isso porque a UFRJ estava no meio de uma greve! Desde calouros até professores titulares, todos querendo assistir à palestra do Dr. Bruce Alberts.

Começando pelo canto direito e seguindo em sentido horário: Professora Débora Foguel anunciando a nova titulação do Dr. Bruce Alberts, Prof. Wanderley Souza fazendo uma breve descrição do currículo de Bruce Alberts. O auditório lotado. Dr. Bruce Alberts no início de sua palestra.

Após a palestra, uma enorme e sempre crescente fila se formou. O motivo? Conseguir um autógrafo de Bruce no The Cell e tirar uma foto com ele. E o mais incrível: a simpatia com ele tratava cada um, sempre trocando uma ou outra palavrinha, sempre sorridente, sem nem se importar com o fato de que já estava há uma hora, só autografando livros e tirando fotos.

Após um coquetel de almoço e uma apresentação de resultados dos alunos do IBCCF, eu finalmente consegui um tempinho (que na verdade, até que foi um tempão!) pra bater um papo com ele. Gravei tudo, só que no total o vídeo ficou com 30 minutos, por isso resolvi ir soltando a entrevista aos poucos, que fica mais leve e o Youtube não reclama.

Então aí vai a primeira parte da entrevista. Eu tentei (eu juro) legendar a entrevista, mas vocês não fazem idéia do trabalho que dá! Por isso resolvi publicar assim mesmo. Se alguma boa alma com experiência e disposição quiser legendar é só entrar em contato comigo! Vai ser uma ajuda em tanto.

E, por favor, não reparem no meu inglês Joel Santana style, assistindo depois eu notei vários furos notórios, mas foi o efeito Bruce Alberts! Cara, eu tava conversando com o cara do “The Cell”! O mesmo cara pra quem as pessoas fizeram filas quilométricas estava ali do meu lado me dando uma entrevista exclusiva, não dá pra segurar o nervosismo!

O tema da entrevista foi mais voltado à educação da ciência, que hoje é o foco do trabalho do Dr. Bruce Alberts. Espero que vocês gostem!



O texto a que Bruce Alberts se refere é esse aqui, e é de fato muito interessante! Eu, pelo menos, queria ter uma aula assim...

Gostaria muito de agradecer ao Professor Wanderley Souza por toda a ajuda, afinal, foi através dele que eu consegui essa entrevista. E também gostaria de agradecer à Professora Denise Carvalho, que muito gentilmente (gentilmente de verdade, não é só jeito de falar não!) me cedeu o gabinete da direção do IBCCF para a gravação da entrevista. Por fim, quero agradecer a minha amiga Iaralice Medeiros que me emprestou a câmera!

Nesse mesmo dia, Bruce Alberts deu uma entrevista para a Ciência Hoje Online, sobre o sistema de publicação científica. A entrevista foi realizada pela jornalista Sofia Montinho (que se assustou com o status de celebrity que Bruce Alberts tem na universidade) e pode ser conferida aqui.
Por Luiza Montenegro Mendonça.
O retrato do Dr. Bruce Alberts foi feito por Jon Friedman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...