Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Reaquecendo os motores


Pois é, me sinto uma empresa no Brasil. Quase caí na estatística... Assim como empresas, a maior parte dos blogs acabam sendo abandonados em pouco tempo de vida...

Mas eu disse quase...

Poderia ficar aqui me explicando longamente sobre os motivos que me distanciaram do blog, mas cairia numa coleção de clichês: falta de tempo, desânimo, muito trabalho, blá, blá, blá... A única coisa que realmente posso dizer de fato é, tentarei atualizar o blog com muito mais frequência, mesmo que isso envolva posts mais curtos. Se for o caso, se houver muito "ibope", depois posso voltar ao assunto e aprofundá-lo.

Não vou me explicar porque me afastei, como disse antes, mas vou falar o que de fato me fez voltar a me preocupar mais com o blog...

Egoísmo, puro e simples!

Acabo de fazer uma disciplina (sou aluna de doutorado, como disse antes), onde eram discutidos tópicos recentes de virologia, em vários aspectos. E foi incrível, a cada aula, me vinha algum tópico que eu tinha colocado aqui no blog, ou que tinha lido e pesquisado com esse intuito (embora o assunto não tenha chegado a virar um post). E as aulas ficaram muito mais interessantes, pois outros alunos entravam na discussão e enriqueciam a disciplina.

Uma aluna chegou a comentar isso comigo (levando meu ego às alturas, naturalmente). Ela disse que não sabia se iria querer fazer doutorado (ela era aluna de mestrado) pois não se sentia preparada ainda pra isso, pois na cabeça dela, doutorandos tinham que ter um conhecimento muito vasto, e ela se espantava com o fato de que a cada aula eu sempre tinha algo novo e interessante a acrescentar, e como admirava isso.

Fiquei me achando o máximo. Mas mais que isso, eu sabia como o processo de pesquisa do blog estavam relacionados com isso, com estar sempre atualizada com os tópicos mais recentes da ciência. E tive que concluir, o blog me tornava uma pessoa, uma cientista, melhor.

Eu ainda quero contribuir com a divulgação da ciência para todos (mesmo aqueles que não fazem ciência diariamente), continuo admirando o trabalho daqueles que conseguem fazer isso com maestria, mas eu tive uma prova concreta de como esse processo contribui DIRETAMENTE com a minha formação, e nunca achei que seria uma prova tão direta assim (achava que seria um benefício a longo prazo, uma melhora mais sutil, enfim). E isso só serviu pra confirmar como eu estava sendo boba quando dava uma prioridade menor ao blog.

Enfim, é isso.

Esperem (e cobrem) por postagens mais frequentes!

Por Luiza Montenegro Mendonça.
Figura retirada daqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...