Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O mundo é nerd, só que eu assumo...


Raras foram as minhas notas baixas, nunca repeti de ano, nem nunca fiquei de prova final. Nem na faculdade. Um rótulo que logo associam a mim é: NERD. Quer dizer, nerd dizem hoje, porque antigamente meu rótulo era CDF, que pros menos obsoletos significa C* de Ferro (e eu nunca entendi o porquê, prova de que os nerds não tem as respostas pra todas as coisas). De qualquer maneira, por muito tempo reneguei meu rótulo, mas hoje em dia desisti, tudo bem, sou nerd mesmo... No entanto, ao mesmo tempo, vivo cercada de gente que considero tão ou mais inteligente que eu, e, no entanto, ELAS não se consideram nerds. Todo mundo é nerd, só que a diferença é que eu assumo.

Mas enfim, não estou aqui para falar de mim, e sim para falar de ciência.

Ciência. Essa palavra pra muitas pessoas significa só uma matéria cursada no primário (aliás, isso também mudou de nome). E pra muitas, acabou o primário, acabou o contato com ciência. Mas isso não tem que ser assim! Ciência não está restrita ao primário! Nem aos cientistas! Não é porque você não trabalha com ciência que não possa ter contato com ela, com seus avanços. Para isso foi criado esse blog. A idéia era antiga, mas tomou forma após uma conjunção de fatores: uma disciplina de divulgação científica que cursei, uma fortuita conversa com um grande virologista americano que se preocupa com popularização da ciência, e a vontade antiga de alfabetizar cientificamente o “povo”. Não que ele seja analfabeto por incapacidade, mas sim porque a ciência tem esse velho hábito tentar ser uma coisa elitizada, vide o nome de uma das mais respeitadas comunidades científicas da história, a Royal Society of London (Sociedade Real de Londres). Dona ciência, acorda, os tempos são outros!

Sou cientista (e plebéia).

Nossa. Até eu achei essa frase estranha. Mas é isso, faço ciência, esse é meu trabalho (porque eu considero doutorado trabalho!). Logo, sou cientista mesmo. E acredito ter o dever de contribuir com a divulgação da ciência que se faz no Brasil e no mundo. Minha bolsa de doutorado é paga com dinheiro público. Nada mais justo dar alguma satisfação àqueles que me pagam.

O objetivo então é falar de ciência, de maneira simples. Como minha área é Virologia e Microbiologia, deve haver mais tópicos relacionados a esse assunto. Mas tentarei abordar outras áreas (e talvez até convidar pessoas de outras áreas), para ficar um espaço bem democrático. Não sei se o blog vai dar certo, se haverão leitores, ou se servirá apenas para eu exercitar minha escrita. Mas é como a loteria, há probabilidade de perder ou ganhar, nunca é 100%. A não ser quando não se compra o bilhete!


Por Luiza Montenegro Mendonça

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...